29.8.07

A arte da leitura

Termina sexta-feira, 31 de agosto, a 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Isto caso você esteja lendo o jornal no dia de sua circulação. Caso contrário, já terminou. Ou está terminando. Este ano a jornada trata do tema A leitura da arte & A arte da leitura.

* * *

Na abertura do evento o público recebeu com surpresa e satisfação o nome do autor ganhador do maior prêmio literário do Brasil. Mia Couto, moçambicano (ele é homem!!!), levou a bolada de 100 mil reais com o romance “O outro pé da sereia”.

* * *

Antes disso, nos “discursos”, as autoridades, entre elas a organizadora das Jornadas Tânia Rösing, o deputado federal Beto Albuquerque e o deputado estadual Luciano Azevedo, lamentaram o cancelamento da verba que a jornada receberia com o aval do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Tramita no conselho um “parecer” que questiona o uso de verbas do evento.

* * *

Na terça-feira à noite, a discussão no circo da cultura foi sobre arte & entretenimento. Participaram Maurício Dias da TV Senado, Lúcia Araújo da TV Futura, a escritora Marina Colassanti, o escritor vencedor do prêmio Jabuti Flávio Carneiro, e o escritor, compositor e produtor musical Nelson Motta. Eles defenderam que entretenimento também pode ser arte, que a arte pode transitar por todas as camadas sociais e que o entretenimento também pode ter um valor estético e conceitual. Aproveitaram a oportunidade para falar mal de Paulo Coelho. Nelson Motta pegou o ganho e disse que Paulo Coelho vende muito no exterior e que lá os livros são sensacionalmente mais bem escritos do que no Brasil. Pelo jeito o tradutor deve ganhar uma grana...

* * *

Paralelamente à jornada acontece o curso sobre o jornalista passo-fundense Tarso de Castro. Ele foi o fundador, editor, repórter e entrevistador porra-louca do Pasquim. Depois disso fundou e trabalhou em vários jornais brasileiros. Entre eles o Jornal de Amenidades, o Já e o Jornal O Nacional do Rio de Janeiro, que chegou a vender um número expressivo de exemplares na terra de Chico Buarque. O jornalista também ajudou a criar a Ilustrada, caderno de cultura do Jornal Folha de S. Paulo, e também foi colunista deste mesmo veículo. Tarso amava mulheres, bebidas e jornalismo. Foi amado e odiado. E o curso tenta fazer justiça a um personagem quase esquecido por boa parte dos cidadãos de um Brasil de memória curta.

* * *

Pra terminar, numa dessas noites, eu sentada numa cadeira, embaixo da lona da jornada, prestando atenção na conversa proferida pelos oradores. Minha tia, Maristela, que pela primeira vez participa do evento, me puxou pro lado e cochichou:

- Tu já pensou se cai esse troço aqui?

- O que tia? Você tá falando da lona?

- Sim!

- Mas não vai cair, tia.

- Mas e se cair??? Todo mundo vai ficar preso embaixo desse negócio. Acho que amanhã vou trazer uma tesoura.

- Então tia, aproveita e traz uma de ponta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Coitada da tia!!!! hahahaha
bjo Robes! Fabi Beltrami

Anônimo disse...

http://www.dolabuy.com/celine-bags.htm celine handbags 2013 tapestry monogamy louis vuitton bags 2013 unmarried unsuspecting impression south monte carlo lv yard headband with flowers [url=http://www.dolabuy.com/celine-bags.htm]celine handbags online[/url]