19.8.07

Telespectadores desesperados!

Por Giovana Santana Carlos
Na última quarta-feira, estreou na RedeTV! a versão brasileira de “Desperate housewives”, simplesmente traduzida para “Donas de casa desesperadas”, cujo enredo é sobre a vida de cinco mulheres e seus conflitos cotidianos, porém com um mistério a ser resolvido após o inesperado suicídio de uma amiga delas. Esse seriado tem feito muito sucesso no exterior, estando já na terceira temporada. E o Brasil infelizmente resolveu fazer a sua versão.

Comecemos pelo início, então... Na abertura do original é mostrada a mulher (leia-se seu papel na sociedade) ao longo de vários séculos através de imagens e pinturas, que remetem a antiguidade, o renascimento e até mesmo a pop art. Um exemplo é a pintura renascentista de Jan van Eyck, do casal Arnolfini. Sempre achei muito boa essa abertura, tanto que quase a escolhi como objeto de pesquisa para minha monografia, para um estudo semiótico. Pois bem, aqui toda essa complexidade visual e textual se perde em imagens óbvias e simplórias, como dois pares de pés em cima de uma cama se acariciado enquanto em baixo há outro par, dando a idéia de adultério.

O enredo é igual ao norte-americano, as falas e situações são as mesmas, mais que isso, até as roupas e algumas cenas são parecidíssimas, em que se tem o mesmo plano e ângulo, sugerindo muito mais uma imitação barata do que versão nacional. O detalhe é que apesar de ter atrizes brasileiras já consagradas como Sônia Braga e Lucélia Santos, grande parte do elenco secundário tem suas falas dubladas. Isso mesmo, as protagonistas e seus respectivos pares românticos têm mantidas intactas suas falas, mas outra parte do elenco, que fala espanhol (as gravações estão sendo feitas na Argentina), é nitidamente dublada: dá aquele estranhamento quando algum desses abre a boca e o som não está “exatamente” coerente com a movimentação labial! É...ainda não entendi qual é a “jogada” deles...mas a tosquice não é pouca. Embora os cenários e toda essa parte visual (vestes, acessórios, objetos) estar muito bem produzida, a trilha sonora é melosa demais, lembrando novela mexicana.

Tudo bem, foi apenas o primeiro capítulo visto por quem acompanhou o original...mas por que será que sempre que o Brasil resolve fazer sua versão de programas que fazem sucesso lá fora (e aqui também na TV paga), sempre parece inferior, de menor qualidade? Bom...quem tiver o interesse de averiguar os fatos, tem reprise do primeiro capítulo no domingo, às 22 horas. As donas de casas desesperadas aparecem na RedeTV! nas quartas, às 23 horas.

Nenhum comentário: