O BOXEADOR DAS PALAVRAS
JEAN DUTRA BERTHIER
Mailer teve uma definição que o identificava totalmente: baixinho, forte como um touro, beberrão, drogado e língua de trapo. Foi casado seis vezes e chegou a esfaquear a segunda mulher. Seguia a linha do tipo machão tal qual Hemingway, acreditando que a literatura era para escritores como a testosterona efervescente. Seu esporte preferido era justamente o boxe tendo lutado por um tempo como amador e escrevendo a obra A Luta, que aborda uma famosa disputa entre Mohamed Ali e George Foreman.
Considerado como um dos expoentes do new journalism, que mesclava jornalismo tradicional com elementos da literatura, Mailer chegou a ser candidato a prefeito de Nova York, numa bizarra campanha em 1969. Teve posição marcante abordando diversos acontecimentos na sociedade americana como a contracultura, Vietnã, feminismo e os presidentes da década de 60 até George W. Bush. Em sua obra O Evangelho segundo o filho de 1997, numa atitude ousada, traz Jesus Cristo em primeira pessoa como narrador. Definia-se Mailer como um conservador de esquerda. Ficará lembrado como alguém que dissecava o comportamento dos políticos americanos e os escândalos da sociedade de seu país. Tudo isso feito em textos que não poupava críticas ferrenhas ao establishment e ao american way of life.
2 comentários:
sucesso de vendas. É bom saber que isso não é pecado. Jean, quando vai sair tua obra?
Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.
Postar um comentário